quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Irene Sheri (1968- )

Irene Sheri Photo

"Irene Sheri nasceu em Belgorod-Dnestrovsky, Ucrânia, em 1968. Suas variadas influências fazem dela um dos mais brilhantes exemplos de uma nova geração de artistas inter-culturalistas emergentes de uma “Europa sem fronteiras”. Descendente de búlgaros e franceses, ela cresceu na ucraniana Odessa, onde culturas se misturam livremente, transformando-a em uma das cidades mais coloridas, brilhantes e multinacionais do mundo.

Irene sabia que seria uma artista desde a infãncia. Após alguns anos de treinamento artístico, ela se graduou pela prestigiosa Academia de Arte de São Petersburgo. Ela renovou a escola, fundada no século XVIII e influenciou muitos mestres como K. Briuollov, A. Ivanov, I. Repine, V. Sounikov entre outros.

Irene inspirou-se no trabalho de Boticelli, Chagall, Kandinsky, Picasso e Goya. Entretanto, Cézanne e Matisse produziram o maior impacto. Expoentes da Vanguarda Russa, como Falk, Konchalovsky, Mashkov e Lentulov, foram seguidores desses artistas franceses. Chamados de “Valetes de Ouros”, esse nome, proposto por Larionov, sugeria não somente o comportamento “roguish” da Vanguarda, mas incluía o amor por formas populares de artes gráficas, como antigos baralhos de jogar impressos.

O grupo dos “Valetes de Ouros” evitava o realismo. Em vez disso, construía uma realidade tridimensional usando paletas monocromáticas brilhantes. As representações intensamente coloridas de imagens realistas libertou a imaginação, permitindo o desenvolvimento de um impressionismo artístico em contraponto ao realismo socialista dos artistas formados na arte tradicional." (in Poetriz) .

 

image image image
image image image
image image image
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Anônimo, você pode escrever seu nome após o comentário, seu email, etc.